Devaneios

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

A natureza das coisas


Está ai uma das coisas mais constantes e menos versátil. A natureza de uma coisa pode ser definida pelo que ela é por excelência, e é também, como já foi dito uma coisa que não costuma se mover ou alterar, ao menos, quando toma uma forma definida. Podemos dizer que chega numa altura da vida de uma pessoa em que ela ganha uma forma definida, não se trata de forma física e sim de uma forma de ser, essa forma é a sua natureza, ou, o que a natureza fez com ela. É do meu costume comparar as pessoas a simples pedaços de ferro na mão de um ferreiro cheio de vontades, a pessoa se torna o que o ferreiro determina, de acordo com os golpes que o ferreiro, ou a vida, lhe deu. E é assim que a natureza das coisas se faz, quase, inflexível. É claro que o ser humano é passível de mudanças, mas isso é uma coisa rara e que ocorre apenas por mais golpes do feliz ferreiro.

Assim é, que eu, na condição de ser humano, também recebi diversos golpes, e me tornei essa pessoa delicada que muitos conheces e da qual poucos se agradam. Eu, talvez por presunção, julgo conhecer grande parte da minha natureza, portanto sou bastante conformada com certas coisas da vida e encaro a maioria das coisas com muita naturalidade. Eu entendi, com os golpes devidos, que nunca poderia ser a melhor amiga de ninguém, pois a minha natureza não se moldou para isso, eu sou uma pessoa desconfiada, uma pessoa que coloca seu bem estar acima do dos outros e que impõem muitas limitações para a maioria das coisas que faz, isso me torna imprópria para o papel de melhor amiga, mas como já disse, sou uma pessoa conformada, não exijo dos outros, o que não posso dar.

A natureza das coisas, logicamente, inclui a natureza das coisas com defeitos, e eu, logicamente, tenho os meus. Dos quais, confesso, tenho grande orgulho, o que também é um dos meus defeitos. Porém, eu admito, há um defeito meu que me incomoda, sou uma pessoa dura, principalmente comigo, mas também, com os outros. Se fosse apenas comigo eu não acharia um problema, mas acontece que, muitas vezes, eu cobro das pessoas, a mesma firmeza que eu cobro de mim, isso é muito desagradável, principalmente porque ninguém consegue tirar da minha cabeça, nem eu mesma, mesmo sabendo que é errado, que as pessoas não tem que ser tão duras ou tão firmes quanto eu.

A natureza dos meus defeitos não para por ai, talvez eu seja uma pessoa um pouco orgulhosa demais, auto-suficiente demais, dura demais, ou talvez, eu apenas me ache tudo isso demais. O fato é que eu espero que as pessoas resolvam os problemas delas sozinhas. Trata-se até de uma questão de evolução espiritual, achar a resposta pros seus problemas, afinal ninguém nasceu grudado em ninguém, todo mundo nasceu só, com os seus problemas, com as suas dúvidas, com as suas questões. Felizmente, eu sou um pouco menos dura com os meus amigos, não tão menos dura do que eu gostaria se ser, mas, ao menos, um pouco menos dura, eu consigo me mover para eles, a fim de lhes aconselhar, mas isso é muito raro, o que me torna muito relapsa com as amizades, mas enfim, é a natureza das coisas, é a minha natureza... já esta moldada, é NATURAL!

6 Comments:

  • At 6:04 PM, Blogger Madson Ferreiraw said…

    É natural do homem ser bom por excelência? Será que Sartre estava certo, "a existência precede a excência?

    É natural do homem saber seus defeitos e qualidades e, mesmo assim, ignorá-los?
    É natural do homem ser ou não ser algo?

    É natural do homem nascer bom e ser corrompido?

    Ao meu ver, não há tanta "naturalidade" para algumas dessas questões. Apenas uma forma irracional de agir, maqueada pela falsa impressão de nossas vontades, e que por isso, talvez, seja natural.
    Tudo pode ser mudado, removido, retificado ou reformulado, Pen. Nada é tão absoluto que seja impassível a mudanças.

    Não concordo com muitas das coisas que você colocou, mas respeito eternamente sua liberdade em escrevê-las. Isso também é natural do ser humano?

    Não um sentimento tão puro por excelência? Não há nada tão bruto e inicial no ser humano?

    A natureza das coisas depende muito de vários contextos específicos. Não há nada tão natural no ser humano que não possa ser corropido.

     
  • At 6:06 PM, Blogger Madson Ferreiraw said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 6:09 PM, Blogger Madson Ferreiraw said…

    *Não há nada tão bruto e inicial no ser humano...

    ambas frases são afirmações e não perguntas, como foi colocado.

    Bjos Pen.

    Você ainda tem medo de altura?

     
  • At 12:15 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu também a credito na corrupção e como acredito, mais ainda, eu admiro a corrupção e a possibilidade da corrupção de todo ser humano, mas também acredito no sublime, no ser reto nas suas atitudes, independente de ql situação vc se encontre, leia Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração, de Viktor Frankl, vai ajudar nas suas reflexões... saudades.

     
  • At 12:19 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, e eu n disse q o ser humano é totalmente inflexivel, disse apenas q era difícil a sua mudança, e que a mudança geralmente é ocasionada por novos golpes...

     
  • At 1:45 AM, Blogger xampudemelancia said…

    Não concordo com a parte que você se acha dura, desconfiada sim mas distante e não tocada pelos problemas não creio. Pelo menos em relação a amizade que eu creio que você fala isso nunca será um ponto pra você dizer que falhou e sim que tentou até demais.
    amo você!

     

Postar um comentário

<< Home